Aprenda a escolher as cores na decoração da sua casa, para refletir estilos diversificados e atrair as energias adequadas. Veja a seguir dicas de como escolher e utilizar a cor na decoração de ambientes.
As cores podem ser usadas como terapia através da cromoterapia. A cromoterapia, basicamente, é o uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais.
Também pode fazer utilização das cores para alterar a percepção de espaço.
Vamos explorar as cores na criação de ambientes?
Amarelo
O amarelo incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação. Os tons fortes de amarelo requerem um certo cuidado na sua utilização de forma a que os estímulos não sejam exageradamente provocados, provocando sensações de confusão e atritos. É também recomendado para áreas de lazer e convivência.
Azul
Associado ao elemento água, o azul incentiva à meditação e interiorização, diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade.
Especialmente recomendado para quartos, espaços de relaxamento e ambientes de estudo.
Excesso na sua utilização provoca sono, tristeza e angústia.
Branco
O branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, no entanto, deve ser combinado com outras cores, uma vez que, em excesso pode criar uma atmosfera impessoal.
Quadros e móveis coloridos são ótimos para a quebra dessa monotonia.
Laranja
O laranja é ligado ao intelecto e à coragem, estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação. Especialmente indicado para ambientes em que se deseja comunicação e diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinha, assim como em escritórios de empresas, estimulando a criatividade.
Deve ser evitado o excesso, pois provoca conversas em demasia e desentendimentos, não sendo indicado para quartos por ser uma cor bastante estimulante.
Preto
O preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, requer cuidado para que não seja aplicado em excesso nos ambientes.
Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores, sendo predominante transmite sensações negativas como angústia, depressão, escuridão e tristeza.
Rosa
Tons claros ou escuros, o rosa relaciona-se com a ternura, afeto, romance e feminilidade.
Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo muito utilizado em quartos de meninas e até mesmo de casais.
Verde
O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar.
Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calma e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, o uso excessivo também provoca sensação de opressão.
Recomendado para áreas de espera e reunião.
Vermelho
O vermelho é excitante e usualmente relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, autoestima, sucesso e prosperidade.
Recomendado para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha.
Usado com moderação, o vermelho é indicado para quarto de casal, ativando a sexualidade, o amor e a paixão. Em excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.